| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
bakchich Utilizador

Registo: 07-07-2005 Mensagens: 24
|
Colocada: 25-06-2009 11:24 Assunto: CARTAZ DA FEIRA DE SÃO MATEUS |
|
|
Escrevo aqui hoje com o orgulho magoado por verificar que, mais uma vez, o cartaz escolhido para a nossa Feira de São Mateus, graficamente deixa muito a desejar, assim como o fez no ano passado! Será só a minha opinião? Será que a nossa feira não merece algo mais sóbrio e digno? Mas afinal quem são as pessoas dentro da CMV que o escolhem e que aptidões têm para fazê-lo???
Como podemos verificar, no ano passado....
E este ano
2005, 2006 e 2007 foram anos com bonitos cartazes, merecedores de serem a imagem do evento, mas nos últimos dois anos mudaram-se os gostos (para cosias com menos gostos..... ou será que no juri já não existem pessoas com gosto e só la ficaram as sem gosto? )
Será que valerá a pena artistas participarem num concurso onde o resultado é sempre muito duvidoso e questionável?
617 edições e desrespeitam assim este certame com cartazes pobres, sem sal, no qual o júri demonstra a falta de cultura e bom gosto. Viseu merece melhor!
Editado pela última vez por bakchich em 25-06-2009 14:24, num total de 1 vez |
|
| Voltar acima |
|
 |
direct Utilizador

Registo: 05-12-2003 Mensagens: 102 Local/Origem: Viseu
|
Colocada: 25-06-2009 12:56 Assunto: |
|
|
Não é preciso um artista para fazer um trabalho destes.
Viseu merece Melhor. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Soares Utilizador

Registo: 16-07-2007 Mensagens: 213
|
Colocada: 25-06-2009 14:42 Assunto: |
|
|
Nao conheço o autor.
Confesso que á primeira vista me parecia um anuncio de uma curta metragem sobre viseu! |
|
| Voltar acima |
|
 |
redwing Utilizador

Registo: 26-06-2009 Mensagens: 1
|
Colocada: 26-06-2009 12:04 Assunto: tristeza |
|
|
tudo isto leva-me a concluir que há uma completa falta de bom gosto nas pessoas que escolhem os cartazes todos os anos... acreditando plenamente que houvessem melhores cartazes, mais contemporâneos, melhor estruturados, e bem mais apelativos.
Da minha/nossa parte, resta-me publicar a proposta do Lado Criativo (http://www.ladocriativo.com) , que embora tenha sido feita um pouco à pressa e em cima da hora, porque a disponibilidade era quase nula, penso que representaria melhor a feira e a região, do que a proposta vencedora.
Desafio também a todos que participaram, para que publiquem a vossa proposta, porque de certeza que haverá por aí trabalhos bem mais interessantes que o vencedor. |
|
| Voltar acima |
|
 |
direct Utilizador

Registo: 05-12-2003 Mensagens: 102 Local/Origem: Viseu
|
Colocada: 26-06-2009 12:42 Assunto: |
|
|
Tenho uma dúvida.
Essa insistência no Viriato é imposta ? No concurso obrigam a isso ?
Já agora. Imaginem alguém que não conhece a Feira, que nunca cá esteve nem sabe da existência da mesma. ficará interessado(a) em visitar ao olhar para um cartaz assim ?
Agora uma coisa é verdade. O original não. |
|
| Voltar acima |
|
 |
bakchich Utilizador

|
Colocada: 26-06-2009 12:48 Assunto: |
|
|
respondendo ao apelo do redwing apresento-vos as minhas propostas
A imagem do viriato é construída por centenas de pequenas fotos de Viseu
Não digo que são melhores ou piores, nem ponho em causa a qualidade e capacidade artística do autor do cartaz vencedor, apenas condeno a falta de gosto do júri, ou será que nesta cidade só há afilhados e sobrinhos? |
|
| Voltar acima |
|
 |
Soares Utilizador

|
Colocada: 26-06-2009 16:44 Assunto: |
|
|
Eu gosto do segundo do bakchich.
Aquele que parece fogo de artificio.
Também gosto do do Lado Criativo... tem assim um je ne sais quois de festividade.
Estes dois que referi são SEM SOMBRA DE DÚVIDA bem melhores que os que têm sido escolhidos.
Na CMV não devem ter o Photoshop...só o Paint! A julgar pelas 'montagens'...  |
|
| Voltar acima |
|
 |
mcdesign Utilizador

Registo: 20-11-2005 Mensagens: 8 Local/Origem: Viseu
|
Colocada: 26-06-2009 21:35 Assunto: Mais um ano, o mesmo desgosto... |
|
|
Caros Amigos,
Designers, Paginadores, Artistas, Amadores ou Simpatizantes,
É com muito gosto que participo neste Fórum e deste modo partilho convosco o meu desgosto.
Se não tivesse participado no cartaz deste ano, ficaria com remorsos.
Uma vez que participei, vejo agora claramente que fomos todos enganados e iludidos com o valor do prémio.
Uma coisa é certa, para o ano, não vou participar, evitando gastar do meu tempo, paciência e dinheiro.
Tal como o nosso amigo "redwing" também eu faço um apelo a todos vós a deixarem os vossos cartazes e escreverem as vossas justiças. Pode ser que os nossos apelos cheguem aos responsáveis e os mesmos tenham a vergonha de promover publicamente este concurso para o ano.
Muito sinceramente, na minha opinião o cartaz como é um concurso público, deveria ser escolhido não só pela Expovis ou pela Câmara mas também através de uma VOTAÇÃO ONLINE POR TODOS (para que não fosse só aquela meia dúzia de indivíduos a escolher...)
A credibilidade seria outra.
Deixo aqui os meus ensaios para a vossa apreciação...
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
Soares Utilizador

|
Colocada: 26-06-2009 23:01 Assunto: |
|
|
Também gosto deste da Direct em tons azul/roxo/violeta!
Hummmm...
E um cartaz sem o Viriato? =P
Temos a entrada do Fontelo que dava uma foto lindíssima para um cartaz.
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
Proudhon Utilizador

Registo: 14-01-2009 Mensagens: 132
|
Colocada: 29-06-2009 14:59 Assunto: |
|
|
Este era um caso típico para o NO COMMENTS!
UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!
E nem sei se isto tem a mão do sr. cunha ou se é pura e simplesmente uma questão de muito, muito, muito, muito mau gosto!
É o que dá entregar a cidade e a Feira aos homens do bigode beirão como dizia um colega meu designer!
Quem trabalha na expovis é o 1º a dizer que os únicos critérios para apreciação é o ter ou não ter a Sé e o Viriato... Porque não o D. Duarte tb?
Viseu mais uma vez na Vanguarda da Cultura, nem que seja Kitsch!
Ranchos, Marchas, Festa das Freguesias, Feira Pimba e Ranchos, Marchas, Festa das Freguesias, Feira Pimba e Ranchos, Marchas, Festa das Freguesias, Feira Pimba eRanchos, Marchas, Festa das Freguesias, Feira Pimba!
Vota PSD! |
|
| Voltar acima |
|
 |
Soares Utilizador

|
Colocada: 29-06-2009 15:42 Assunto: |
|
|
Ou o D.Afonso Henriques... não se comemoram agora os 900 anos do seu nascimento? E não há um estudo que diz que ele nasceu em Viseu?
Proudhon: Pronto... enquanto é a Sé e o Viriato... ja viste se fosse o Boquinhas? Lol... aiii vida, vida!
"Ranchos, Marchas, Festa das Freguesias, Feira Pimba "
Proudhon... mas a sua ideia sobre isto era... moderar ou acabar com? |
|
| Voltar acima |
|
 |
bakchich Utilizador

|
Colocada: 29-06-2009 16:52 Assunto: |
|
|
os únicos critérios dados pela Expovis são:
Forma de Apresentação
Os projectos deverão ser concebidos para impressão a cores e deverão respeitar as dimensões de, pelo
menos, uma folha A4 (21cm x 29,7cm).
O cartaz obedecerá a um tema de interesse local (Cidade, Feira de São Mateus, Artesanato ou outros).
Deverão constar obrigatoriamente no cartaz as seguintes legendas:
VISEU
PORTUGAL
FEIRA DE SÃO MATEUS 2009
DE 14 DE AGOSTO A 21 DE SETEMBRO |
|
| Voltar acima |
|
 |
Proudhon Utilizador

Registo: 14-01-2009 Mensagens: 132
|
Colocada: 29-06-2009 16:53 Assunto: |
|
|
| Soares escreveu: |
"Ranchos, Marchas, Festa das Freguesias, Feira Pimba "
Proudhon... mas a sua ideia sobre isto era... moderar ou acabar com? |
Acabar não!
Mas a cultura não parou algures na década de 50 do século ou milénio passados!
Eu é que por coincidência, sempre que vou dar uma volta ao centro, ou apanho os ranchos no 2 de maio, ou as freguesias no parque ou as marchas no rossio!
A cultura não é um museu de história popular, a cultura é dinâmica!
Antes ainda havia o viseu naturalmente que proporcionava pelo menos oportunidades às bandas locais de criar e divulgar!
Basta ir ali a tondela ou a águeda para ver o dinamismo daquelas pessoas na divulgação da arte! ou aveiro ou coimbra!
E o boquinhas consegue ter mais fieis que a sé, por isso até que nem era mais ideia! E mais estudantes que o politécnico!
Boquinhas a Universidade, JÁ!  |
|
| Voltar acima |
|
 |
dsgBit Utilizador

Registo: 30-06-2009 Mensagens: 1
|
Colocada: 30-06-2009 00:40 Assunto: |
|
|
Aqui ficam as minhas propostas..
Paulo Moreira
paulo.estv@gmail.com |
|
| Voltar acima |
|
 |
Soares Utilizador

|
Colocada: 30-06-2009 10:29 Assunto: |
|
|
O dgsBit já inclui ali no cartaz verde umas notas de musica. =)
Proudhon: Também não estão lá sempre as freguesias e os ranchos... mas isso é uma forma de cultura. Como dizia o imperador do Japão num filme conhecido "Não podemos esquecer as origens".
Senão, e voltando aos cartazes, ainda trocam a Sé por uma imagem de Repeses e o Viriato por um dos Fernandos, lol  |
|
| Voltar acima |
|
 |
|